
A biomassa age como espessante e pode substituir creme de leite, leite condensado, maionese…
Foto: Getty Images
A biomassa de banana verde é um purê espessante, sem gosto, que substitui cremes e farinhas no preparo de alimentos. É possível fazer tortas, bolos, sobremesas, risotos e sucos usando a biomassa e incorporá-los no seu cardápio diário para emagrecer.
Por que banana verde?
Ela contém uma substância chamada amido resistente, que não é digerido pelas enzimas gástricas, e ainda possui baixo índice glicêmico. Após ingerido, o amido chega com suas moléculas inteiras ao intestino grosso, onde é fermentado. Esse processo é lento e atrasa a digestão, o que promove saciedade. Quando a absorção de carboidratos é mais vagarosa, não há pico de insulina no sangue e, assim, a pessoa não fica com vontade de comer e beliscar o tempo todo, explica a culinarista funcional Lidiane Barbosa, de São Paulo. Depois de ingerido, o amido resistente é eliminado pelo bolo fecal junto com parte da gordura e do açúcar consumidos nas refeições.
As vantagens da biomassa
O amido presente na polpa da banana verde ainda não se transformou em açúcar, como na fruta madura. Por isso não engorda quando é absorvido pelo organismo. Outro benefício é a grande quantidade de fibras existentes. Elas alimentam as bactérias benéficas do intestino, que se fortificam e se transformam em uma barreira contra a entrada de substâncias maléficas, como a gordura. Dessa forma, o intestino funciona como um reloginho e auxilia na perda de peso, diz Lidiane. E não é só: a prevalência das bactérias boas evita doenças, como câncer no intestino e prisão de ventre.